Saltar al contenido

Projeto ODM e OEM

Levamos seu projeto junto com você.

Projeto ODM e OEM Fabricante de Equipamento Original (OEM)

Um OEM (fabricante de equipamento original) constrói o produto de um cliente que é totalmente projetado por esse cliente e, em seguida, contrata para produzi-lo. Os produtos OEM são projetados entre o cliente e sua empresa especializada contratada. O cliente mantém o controle do design em termos de funcionalidade, aparência e propriedade intelectual. O desenvolvimento do produto OEM tem custos e prazos de pesquisa e desenvolvimento, isso envolve pesquisa de mercado para determinar as propriedades do produto que podem gerar demanda: design do produto, especificações de partes e peças, materiais a serem utilizados, nível de proteção externa, plano de testes que incluem testes de resistência, testes funcionais, esta etapa envolve o desenvolvimento de um protótipo funcional e o protótipo pode gerar iterações dele com alterações, modificações ou substituição por outro protótipo até chegar a um produto estabilizado. Uma vez aprovado o protótipo e realizados os testes, deve-se completar uma série de baterias de teste para obter qualquer certificação necessária: CE, ROHS, FCC ou outras. (Somente passando por esses testes você poderá imprimir a marca de certificação no produto e obter um documento de certificação do produto.

Fabricação de design original (ODM)

ODM (Original Design Manufacturer) também é conhecido como produtos White Label ou Private Label. Nesse caso, o fabricante tem um design de produto existente e o cliente pode fazer pequenas alterações para vendê-lo com sua própria marca, cada uma com marca, cor e embalagem personalizadas de acordo com as especificações de cada comprador. A vantagem da fabricação ODM é a baixa quantidade de recursos que o cliente precisa para criar um produto. Com a ODM, o cliente não precisa de investir milhões de euros nem de tempo em investigação e desenvolvimento para desenvolver um novo produto. Ao reduzir os gastos com desenvolvimento de produtos, o cliente pode gastar mais tempo e dinheiro em branding e estratégias de vendas.

Produção massiva

Uma vez decidido o esquema de desenvolvimento do produto, a produção deve ser planejada, é muito importante neste momento ter clareza sobre a estratégia de produção, uma produção alta reduz os custos unitários do produto, uma produção pequena permite que o produto seja valorizado em mercado embora tenha como contrapartida o alto custo do produto. Pode sempre lançar novos lotes de produção desde que já tenha os moldes para alojar o produto. É igualmente importante ter um parceiro industrial de confiança que garanta a produção dos moldes, a sua qualidade e custos, linha de produção dos nossos produtos, exportação e transporte dos nossos produtos com eficiência e baixo custo.